Sistemas Térmicos

Tratamento de água para sistemas térmicos de produção de vapor e resfriamento.

O pleno funcionamento dos sistemas térmicos de sua empresa, entre os quais estão as torres de resfriamento e as caldeiras, possuem dependência direta das características da água que é coletada na natureza. Este é um fator sujeito a inúmeras variações que, neste estágio, são incontroláveis, mesmo quando a água é proveniente constantemente de uma mesma fonte.

Quando não é tratada, a água apresenta sólidos suspensos (lama, limo, matéria orgânica e outros materiais que afetam a turbidez da água) e sais dissolvidos, que provocam depósitos, corrosão e entupimento de tubulações, arraste de partículas, incrustações, perda de eficiência térmica e slime (lama orgânica gerada pela proliferação de micro-organismos) em tubulações e equipamentos, danificando o seu sistema e gerando custos de manutenção e de tempo de paralização muito superiores aos investimentos no tratamento.

A tecnologia avançada da JAGUAR® Sustentabilidade & Serviços utiliza sistemas de sensores com medição das amostras em tempo real e dosadores mecanizados, para que logo que qualquer alteração significativa seja detectada, o sistema efetue alterações na dosagem dos produtos químicos utilizados, mantendo-os em níveis ideais. Esta tecnologia permite a redução no desperdício de água, consequente aumento na produção e redução ou eliminação das pausas para manutenção no sistema.

Para situações em que um sistema de monitoramento contínuo não é essencial, oferecemos também análise e tratamento químico convencionais, através da expertise de nossos técnicos, que coletam amostras periódicas e aplicam os produtos reguladores.

Outro fator diferencial é a utilização de produtos químicos ecologicamente corretos, desenvolvidos pela divisão química da CLARUS® Technology, inócuos ao meio ambiente e seguros ao usuário, contando também com o fornecimento da correta orientação para o descarte dos efluentes.