Papel e Celulose

Soluções completas para o tratamento de águas dos processos de produção de papel e celulose.

As indústrias de papel e celulose são grandes utilizadores de água, que está presente em praticamente todas as fases de produção, exigindo, em média, 50m³ de água por tonelada de produto final.

A JAGUAR® Sustentabilidade dispõe de soluções para reduzir o desperdício de água e a toxicidade dos efluentes, através do tratamento local de águas residuais, incluindo a clarificação para remoção de sólidos e partículas suspensas, tratamento químico para remoção dos compostos clorados, fenólicos clorados, dioxinasfosfatos, além de tratamento biológico para remoção de material orgânico biodegradável gerado no processo de produção. Soluções auxiliares para as técnicas terciárias, como filtração por membranas, desinfecção por biocidas, troca iônica também podem ser empregadas para gerar águas de alta qualidade.

Outras soluções para maximizar o aproveitamento de água podem ser obtidas através da reutilização da água das caldeiras e processos de evaporação, sendo a condensação deste vapor uma alternativa ao uso de água bruta.

Dentre os produtos mais utilizados nos tratamentos dos processos de produção de celulose e papel, dispomos de soluções ecológicas para antiespumantes, anti-incrustantes, antraquinona, usada como auxiliar de cozimento no processo de digestão da polpa e polímeros para clarificação de água de processo.